5 dicas para escolher o sofá perfeito

O sofá é o protagonista da sala de estar e, as vezes, da casa toda! É um dos móveis que a família mais utiliza para se reunir e aproveitar bons momentos de descanso e lazer. Para isso, é essencial saber escolher a peça certa, que vai ficar perfeita no seu ambiente. Confira a seguir 5 dicas para escolher o sofá ideal!

  1. Tamanho certo

Essa é uma das dicas principais: se o sofá for grande demais, vai comprometer a circulação. Se for muito pequeno, vai dar aquela sensação de “vazio”. Existem alguns truques para acertar em cheio nessa escolha:

  • Em pelo menos um dos lados do sofá, garanta 70 cm livres. Assim, você pode colocar uma mesa lateral ou uma luminária, por exemplo, para complementar a decoração;
  • Se for utilizar mesa de centro, o ideal é que ela fique a uma distância entre 50 cm e 90 cm do sofá.

2. Finalidade

Esse sofá vai ser colocado em um ambiente com a finalidade de receber visitas ou de fazer aquela sessão de cinema em casa com a família? Se for para receber convidados e conversar, ele pode ser um modelo mais estruturado, onde a pessoa consiga se sentar e encostar, ficando confortável, mas mantendo uma postura adequada. Se for um sofá para assistir à televisão, pode apostar em modelos mais macios, com o encosto mais “fofo”, propício para quem gosta de deitar.

3. Estilo

É importante que o sofá siga o estilo do restante da decoração. Se a sua sala é mais minimalista, escolha um modelo com linhas mais retas. Se o ambiente tem uma atmosfera mais arrojada, aposte nas peças com design diferenciado. Quanto à cor, você pode utilizar duas estratégias na escolha: seguir a mesma paleta de cores que já está presente no espaço ou então, no caso de uma paleta muito neutra, escolher um sofá mais colorido para funcionar como um ponto focal.

4. Sofá retrátil/reclinável ou fixo?

Os modelos de sofá retrátil e reclinável se popularizaram bastante. A vantagem é a versatilidade, já que você consegue adaptar a estrutura e formato do móvel a diferentes situações. O sofá fixo, por outro lado, pode ser inserido com mais facilidade em qualquer ambiente, inclusive em espaços mais compactos. Nesse caso, a escolha depende mesmo exclusivamente do seu gosto!

5. Conheça os efeitos dos diferentes tecidos

Quando estiver pesquisando, vai observar que existe uma infinidade de tecidos diferentes de revestimento para sofá, como por exemplo:

  • Sintético: o mais fácil de limpar e que por ter uma superfície bem uniforme não acumula poeira;
  • Veludo: além de ser muito confortável, também traz um ar de sofisticação;
  • Chenile: macio e confortável, para quem quer aquela sensação de que o sofá “abraça”;
  • Suede: está em alta por ser ainda mais macio do que o chenille e mais fácil para limpar;
  • Corino: tecido sintético que substitui o couro e também é fácil para manter limpo.

Em nosso site, temos uma série de opções de sofás para todos os gostos e estilos. Acesse e escolha o seu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: