Uma das dúvidas mais comuns que surgem ao escolher um novo móvel é em relação à diferença existente entre o MDF e o MDP, principalmente porque essas são as matérias-primas mais comuns para mobiliário. Ambos são fabricados com as mesmas espécies de madeira de reflorestamento (pinus e eucalipto) e passam por uma tecnologia bem semelhante. Mas o resultado é diferente.
O que é MDF?
O Medium Density Fiperboard (MDF) é uma estrutura cujo miolo é composto por fibras de madeira. É bastante uniforme, denso e homogêneo, por isso, os móveis que são fabricados com esse material podem ter um design mais arrojado, já que existe mais liberdade ao se trabalhar com ele. Além disso, a sua superfície também é mais receptiva à pintura, permitindo que esse acabamento tenha uma boa qualidade.
As vantagens dos móveis de MDF são muitas:
- Sustentabilidade: já que é produto de madeira de reflorestamento;
- Durabilidade: é um material bastante resistente;
- Fácil limpeza: como a superfície é bem uniforme, é fácil remover toda a poeira sem danificar o móvel;
- Possibilidade de ter um mobiliário com design exclusivo.



O que é MDP?
Já o Medium Density Particleboard é feito com partículas de madeira em três camadas: uma mais grossa no meio e duas mais finas nas bordas. É mais resistente para receber parafusos e ser empenado, por isso, é mais recomendado para móveis compostos por linhas retas (já que não permite um acabamento tão refinado para um design mais elaborado) e que vão receber bastante peso.
A melhor opção vai depender do objetivo. Para móveis que tenham uma finalidade mais estética, além de funcional, o MDF acaba se apresentando como uma alternativa superior.